Respondidas
Quais são as vantagens e desvantagens da implantação do consórcio milho-braquiária?

Quais são as vantagens e desvantagens da implantação do consórcio milho-braquiária?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


A implantação do consórcio milho-braquiária, também denominado de sistema Santa Fé, demonstra ser uma alternativa interessante para os produtores que desejam recuperar ou reformar pastagens e/ou aumentar a produção de palha no seu sistema produtivo.

Entre as vantagens de realizar esse consórcio, destacam-se:

Melhoria das características físico-químico-biológicas do solo, por meio do aporte de matéria orgânica, decorrente da morte da parte aérea e do sistema radicular das forrageiras, após sua dessecação.

Melhoria da manutenção de umidade no solo, por causa do melhor recobrimento de sua superfície pela palhada.

Melhoria da ciclagem de nutrientes, em razão do extenso sistema radicular da forrageira; maior supressão de plantas daninhas, que pode reduzir o número de aplicações de herbicidas, além de inibir a emergência e o desenvolvimento de algumas plantas infestantes de difícil controle como a buva (Conyza spp.).

Maior possibilidade de diversificação de renda da proprie­dade, por causa do cultivo de grãos e da possibilidade de implantação de pecuária.

Entre as desvantagens, destacam-se:

Maior custo de implantação em virtude dos gastos com a compra de sementes da espécie forrageira.

Necessidade de melhor planejamento para não prejudicar a semeadura da cultura subsequente, principalmente quando o consórcio com o milho é realizado no período de safrinha.

Requer bom nível técnico, para que o produtor e/ou técnico possa usufruir de todos os benefícios da tecnologia, devendo ficar atento à escolha adequada da forrageira, da densidade e época de semeadura, além do método e da modalidade de implantação.

Fonte: Integração lavoura-pecuária-floresta : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Luiz Adriano Maia Cordeiro ... [et al.,], editores técnicos. Brasília, DF : Embrapa, 2015. 393 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás