Respondidas
Em sistema de ILPF com componente florestal, como se pode evitar que o sombreamento afete o desempenho de forrageiras tropicais?

Em sistema de ILPF com componente florestal, como se pode evitar que o sombreamento afete o desempenho de forrageiras tropicais?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


As estratégias, combinadas ou não, dependerão da finalidade que cada componente (lavoura, pecuária e floresta) terá no sistema, no tempo e no espaço. Para minimizar o efeito do sombreamento sobre a forrageira, as principais estratégias são:

Utilizar forrageiras adaptadas à região e que apresentem tolerância ao sombreamento.

Utilizar espécies/genótipos florestais com copa menor e/ou menos densa.

Utilizar arranjo de árvores que favoreça a entrada de luz na pastagem.

Dar preferência à orientação leste-oeste para as fileiras/renques de árvores, no caso de áreas com relevo plano.

No caso de áreas com relevo em declive, orientar as fileiras/renques de árvores para que sigam paralelamente ao nível do terreno, para promover a conservação do solo; entretanto, nesses casos, a distância entre as fileiras/renques não será uniforme, permitindo-se variações próximas do espaçamento almejado.

Realizar a desrama das árvores (retirada dos ramos do terço inferior) antes do início do pastejo, para favorecer a entrada de luz e evitar injúrias nas árvores por ação dos animais; as desramas também poderão ser feitas em anos subsequentes, para diminuir o sombreamento na pastagem.

Realizar o desbaste, que corresponde ao raleamento seletivo ou sistemático das árvores, mediante diminuição do número de renques ou de fileiras de árvores ou ainda do número de árvores dentro da fileira para favorecer a entrada de luz e a produtividade da pastagem; isso também possibilitará antecipar o fluxo de caixa do sistema de produção, com a venda do componente florestal, e melhorar a qualidade madeireira das árvores remanescentes, que serão vendidas por maior valor no futuro.

Realizar ajustes na taxa de lotação, conforme a produtividade da pastagem e sua capacidade de suporte.

Realizar adubações de manutenção da pastagem.

Fonte: Integração lavoura-pecuária-floresta : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Luiz Adriano Maia Cordeiro ... [et al.,], editores técnicos. Brasília, DF : Embrapa, 2015. 393 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás