Respondidas
A utilização de sistemas de integração beneficia o controle de erosão do solo?

A utilização de sistemas de integração beneficia o controle de erosão do solo?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Com a inserção do componente forrageiro, o agricultor consegue atender plenamente os fundamentos exigidos para o correto funcionamento do SPD, especialmente quanto à cobertura permanente do solo, que é obtida quando a pastagem é implantada, pastejada e, posteriormente, dessecada para a semeadura da cultura subsequente. Nesse caso, o solo totalmente coberto pela palhada estará protegido do impacto das gotas de chuva prevenindo a ocorrência de erosão.

No entanto, apenas a cobertura do solo não é suficiente para o total controle da erosão. É necessário o uso de práticas com­plementares tradicionais como a implantação e/ou manutenção de um sistema de terraceamento.

Deve-se destacar também o papel do componente florestal no sistema, que tem efeitos benéficos na captação da chuva e controle do escoamento superficial quando em plantios em linhas ou renques em nível.

Fonte: Integração lavoura-pecuária-floresta : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Luiz Adriano Maia Cordeiro ... [et al.,], editores técnicos. Brasília, DF : Embrapa, 2015. 393 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás