Respondidas
Há diferença entre sombra natural e artificial?

Há diferença entre sombra natural e artificial?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Diferentes materiais podem ser empregados para produzir sombra: quando a sombra é proporcionada por árvores, considera-se como “sombra natural”; quando proporcionada por construções civis (coberturas de telha de barro, de palha, de metal, de madeira, de telas de polietileno na cor preta, e de outros materiais), são consideradas “sombras artificiais”.

A diferença entre essas “sombras” está relacionada ao ambiente que elas promovem. De fato, as características dos materiais (folha das árvores, palha, cerâmica, polietileno, plástico, etc.) e o formato das coberturas (copa de árvore, cobertura plana ou inclinada, cobertura de “duas águas”, etc.) promovem efeitos diferentes sobre as variáveis microclimáticas que determinam o conforto térmico (ver respostas das perguntas 334, 335 e 336) para o gado que se protege sob essas estruturas produtoras de sombra. Por exemplo, na “sombra natural” produzida por árvores, a umidade do ar poderá ser maior do que na “sombra artificial” proporcionada por uma tela de sombreamento de polietileno ou polipropileno (tipo sombrite). Os estudos que existem mostram que a sombra de árvores é mais adequada ao conforto animal do que as “sombras artificiais”; sem contar que as árvores podem gerar produtos e serviços ambientais a um custo bem mais baixo do que as construções civis em meio a uma pastagem.

Fonte: Integração lavoura-pecuária-floresta : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Luiz Adriano Maia Cordeiro ... [et al.,], editores técnicos. Brasília, DF : Embrapa, 2015. 393 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás